SObre mim

Sou natural da cidade de Kochi, Japão. Por mais que tenha vindo para o Brasil antes de completar 1 ano de idade, a língua japonesa sempre fez parte da minha vida.

Meus pais tomaram uma decisão muito acertada de me criar e alfabetizar em japonês para manter o idioma como língua de herança. O esforço deles foi tanto que até os 5 anos não falava português, e aos 11 anos tive a surpresa de ser aprovado no nível máximo do JLPT (Avaliação de Proficiência na Língua Japonesa).

Desde então, fui incentivado a participar de concursos de redação, literatura e oratória em língua japonesa. Também tive o privilégio de ser contemplado em diversas bolsas de estudo oferecidas pelo governo japonês.

A primeira oportunidade foi em 2010, ainda durante o Ensino Fundamental. Participei do Programa de formação da Futura Geração da Comunidade Nikkei oferecida pela JICA, que contou com a participação de 39 jovens de 8 países.

Em 2013 iniciei a graduação no curso de medicina da Universidade de Brasília, e entre 2015 e 2016 tive a oportunidade de realizar um intercâmbio na Tokyo University of Foreign Studies por meio do Programa de Língua e Cultura Japonesa oferecido pelo MEXT, aprofundando os meus conhecimentos sobre o Japão.

A TUFS é a instituição mais antiga dedicada ao estudo das relações internacionais no Japão. 

Por motivos pessoais, em 2017 abandonei o curso de medicina e iniciei a graduação em ciências biológicas, também pela Universidade de Brasília.

Em paralelo, iniciei minha carreira de professor na Escola Modelo de Língua Japonesa de Brasília, referência no ensino de língua japonesa no DF. No mesmo ano resolvi refazer o JLPT para atualizar o certificado, e desta vez consegui quase gabaritar o exame.

Para me aprimorar como profissional, participei ativamente dos treinamentos e seminários realizados pela AELJB (Associação de Estudos da Língua Japonesa de Brasília), o qual atuei como secretário durante 4 anos.

Também participei de treinamentos oferecidos pela CBLJ (Centro Brasileiro de Língua Japonesa), com destaque no Seminário Pan-americano dos Professores de Língua Japonesa, em que passamos 2 semanas trocando conhecimentos com diversos professores da América Latina.

Em 2018 fui aprovado para ser bolsista no programa “Ensino da língua japonesa como língua de herança” oferecida pela JICA. Foram 3 meses de treinamento intensivo na cidade de Yokohama, em que aprimorei minhas técnicas de ensino da língua japonesa.

Aula com o prof. Yoshimoto – JICA Yokohama 

Em 2020 tive o privilégio de revisitar o Programa de formação da Futura Geração da Comunidade Nikkei oferecida pela JICA, desta vez como professor líder. Meu trabalho foi de orientar e supervisionar os jovens bolsistas, da mesma forma como fui quando tinha 15 anos. Foi indescritível a sensação de revisitar o programa 10 anos depois.

Participaram 36 bolsistas de 12 a 15 anos do Brasil, Argentina, Peru, Bolívia e Paraguai. 

Também fui presidente da ABRAEX (Associação Brasiliense de Ex-Bolsistas Brasil-Japão), entidade civil de caráter cultural e social, que congrega estudantes que receberam bolsas de estudo no Japão, entre 2017 a 2021.

Foram vários aprendizados ao longo dos 4 anos que estive à frente da associação, trabalhando em cooperação com a Embaixada do Japão e a JICA. Foram dezenas de atividades: seminários técnicos, reuniões de networking, Encontros Nacionais de Associações de ex-bolsistas, orientações para novos bolsistas, produção de vídeos, entre outros.

XIII Encontro Nacional de Associações de Ex-bolsistas do Governo Japonês

Com a pandemia comecei a produzir vídeos na internet e fui contratado pela 123 Japonês, escola online de língua e cultura japonesa.

Hoje sou o responsável pela produção e supervisão dos conteúdos gratuitos, principalmente pelos vídeos do YouTube e os vídeos curtos para Instagram e TikTok.

Graças à sinergia com a professora Tae Suzuki e Mitsuko Uehara, conseguimos aumentar substancialmente o alcance e o engajamento nas redes sociais. Destaco o crescimento no Instagram, que saltamos de 32mil seguidores em 2020 para 500mil seguidores em 2023.

Registro da viagem ao Japão - Setembro de 2023

Sou muito grato com o que a língua japonesa tem me proporcionado e estou entusiasmado em seguir com a carreira de ensino de língua e cultura japonesa.

Muito obrigado por ter lido até aqui, e caso queira entrar em contato comigo, não hesite em enviar uma mensagem no meu Instagram.